Artigos Empório do Direito – Página 26

Conteúdo
Conteudos
Foruns
Feed
Agenda
Noticias
Players
Ranking
Aulas Ao Vivo
Livros
Suporte
Artigos Empório do Direito
Artigos dos Experts publicados no Empório do Direito
Páginas: 123252627373839
Audiências de custódia via CNJ: entre o mérito e a forma
Empório do Direito, 08/01/2016. Por Rômulo de Andrade Moreira – Como foi amplamente noticiado, o Conselho Nacional de Justiça, no dia 06 de fevereiro do ano passado, teve a iniciativa de lançar um …
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoRômulo Moreira
Seria a audiência de custódia um delírio de poucos?
Empório do Direito, 07/01/2016. Por Eduardo Januário Newton -Para o processo penal, o ano de 2015 representou mais um triste capítulo de desprezo aos direitos e garantias fundamentais e do avanço d…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoEduardo Newton
Atitude constitucional: o STF precisa reabrir as portas do habeas corpus diante da reiteração de violações. O recente caso do HC 132.331
Empório do Direito, 04/01/2016. Por Rômulo de Andrade Moreira e Alexandre Morais da Rosa -O sintoma de que o estreitamento da impetração da habeas corpus é algo a ser revisto pode ser constatado, m…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoAlexandre Morais da RosaRômulo Moreira
Até quando a sociedade apoiará o genocídio da periferia?
Empório do Direito, 04/01/2016. Por Thiago M. Minagé -Quem nunca ouviu a expressão preso cheira como um preso? Eis o slogan das penitenciárias na América. Humilhar, encarcerar para fazer mal, punir…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoThiago Minagé
Trabalhar com prostituição por prazer: da exclusão das prostitutas pelo direito penal
Empório do Direito, 04/01/2016. Por Maíra Marchi Gomes -Boneca de trapo, pedaço da vida que vive perdida no mundo a rolar. Farrapo de gente, que inconsciente peca só por prazer. vive para pecar. Bo…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoMaíra Marchi Gomes
Delegados de polícia não só podem como devem fixar fiança nos casos de violência doméstica
Empório do Direito, 03/01/2016. Por Rômulo de Andrade Moreira – “Faz muito tempo que nem tudo aquilo que acompanhamos com a consciência de nossa liberdade é realmente consequência de uma decisão li…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoRômulo Moreira
Pau que dá em marília dá em dirceu? Sobre o sadismo e orgulho institucionalizado
“Empório do Direito, 03/01/2016. Por Maurilio Casas Maia -Recentemente, o Procurador-Geral da República (PGR), Rodrigo Janot, exclamou com a veemência de quem busca justiça: “Pau que dá em Chico dá…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoMaurilio Casas Maia
Os advogados e o sigilo na investigação preliminar
“Empório do Direito, 31/12/2015. Por Rômulo de Andrade Moreira – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou no último dia 09 de junho, proposta que garante …
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoRômulo Moreira
Tentativa de furto qualificado de dois litros de uísque em restaurante - acusado que bebeu parcialmente os conteúdos e adormeceu no local do fato, embaixo de uma mesa
Empório do Direito, 31/12/2015. Por Rosivaldo Toscano Jr. – Alguns trechos: no dia 9 de setembro de 2009, por volta das 4h10min, após arrombar uma janela que guarnecia o estabelecimento B.P., o acu…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoRosivaldo Toscano Júnior
É nulo o interrogatório de algemado sem fundamento idôneo. No STF o acusado ganha, mas não leva
Empório do Direito, 31/12/2015. Por Rômulo de Andrade Moreira e Alexandre Morais da Rosa – O Ministro Luiz Edson Fachin anulou uma sentença condenatória, em razão do acusado ter sido interrogado al…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoAlexandre Morais da Rosa
Juiz sem rosto e com medo: a questão da lei nº 12.694/2012
Empório do Direito, 30/12/2015. Por Alexandre Morais da Rosa e Ricardo Conolly -Introdução Em virtude do vivenciamento do crescimento da criminalização, vem-se procurando medidas de contenção e pro…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoAlexandre Morais da Rosa
Contos de fadas criminais: aqui nem todos vivem felizes para sempre
Empório do Direito, 29/12/2015. Por Alexandre Morais da Rosa e Diego Augusto Bayer – Era uma vez uma vítima, do bem, não raro rica, bonita, aristocrata e que não trabalha, violentada por uma pessoa…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoAlexandre Morais da Rosa
O difícil caminho da audiência de custódia
Empório do Direito, 29/12/2015. Por Aury Lopes Jr e Alexandre Morais da Rosa – I – O crime e a audiência de custódia assustam? Não raras vezes a notícia de um crime nos assusta e joga com o nosso i…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoAlexandre Morais da RosaAury Lopes Jr
Algumas considerações antropológicas sobre o documentário justiça”
Empório do Direito, 28/12/2015. Por Maíra Marchi Gomes “A justiça é para a bondade como a castidade para a timidez sexual.” Fernando Pessoa Propõe-se, neste escrito, a analisar o documentário Justi…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoMaíra Marchi Gomes
Para tudo não acabar como as faculdades de direito das organizações tabajara
Empório do Direito, 28/12/2015. Por Alexandre Morais da Rosa e Eduardo Januário Newton – O conglomerado monopolista das Organizações Tabajara, criado pelo Casseta e Planeta, pode servir de inspiraç…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoAlexandre Morais da RosaEduardo Newton
Transação penal virou suspensão condicional da ação. Os crimes de 1,99 e a súmula vinculante 35 do supremo tribunal federal
Empório do Direito, 27/12/2015. Por Thiago M. Minagé e Alexandre Morais Da Rosa -É verdade, os motivos para se indignar podem parecer menos nítidos, ou o mundo pode parecer complexo demais. Quem co…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoAlexandre Morais da RosaThiago Minagé
As razões do auto de prisão em flagrante devem ser motivadas pelo delegado de polícia?
Empório do Direito, 26/12/2015. Por Alexandre Morais da Rosa e Márcio Soares Berclaz – A relevância da função do Delegado de Polícia exige que no ato de lavratura de prisão em flagrante a motivação…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoAlexandre Morais da RosaMárcio Berclaz
O procurador - geral da república não pode dirimir conflito de atribuição entre os ministérios públicos dos estados, decidiu o STF
“Empório do Direito, 26/12/2015. Por Rômulo de Andrade Moreira – O Procurador-Geral da República não tem atribuição para dirimir conflitos de atribuições entre os Ministérios Públicos dos Estados, …
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoRômulo Moreira
Todo poder contra o povo? Algo sobre a criminalização dos movimentos sociais
“Empório do Direito, 26/12/2015. Por Maurilio Casas Maia – A depender da vontade de alguns legisladores, talvez o “gigante” não possa mais acordar e ir para as ruas disposto com a mesma espontaneid…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoMaurilio Casas Maia
Unidade de julgamento, igualdade de tratamento e o juiz natural: entre ponderações, acomodações e adequações constitucionais
Empório do Direito, 26/12/2015. Por Eugênio Pacelli – O convite a essa publicação, mais que pessoalmente honroso ao articulista, assentava-se em premissa muito mais elevada: o exercício de cidadani…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoEugênio Pacelli de Oliveira
Sr. Policial: me obrigaram a guardar droga lá em casa com ameaça de morte. E agora?
Empório do Direito, 25/12/2015. Por Alexandre Morais da Rosa e Thiago Minagé – Este artigo é sobre o caso do sujeito que denunciou aos policiais que os “traficantes” o obrigaram a guardar droga em …
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoThiago Minagé
Cabe habeas corpus para discutir medidas cautelares na violência doméstica?
Empório do Direito, 24/12/2015. Segundo entendimento da 5ª. Turma do Superior Tribunal de Justiça, “o Habeas Corpus pode ser usado para questionar medidas de proteção à mulher previstas na Lei Mari…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoAlexandre Morais da RosaRômulo Moreira
Qual o regime da condução coercitiva no processo penal do espetáculo?
Empório do Direito, 24/12/2015. Por Alexandre Morais da Rosa e Michelle Aguiar – Cada vez mais são noticiadas conduções coercitivas para fins de investigação, deferidas pela autoridade judiciária, …
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoAlexandre Morais da Rosa
Aprende - se pelo amor, não pela dor: sobre a confusão entre limite” e não
Empório do Direito, 21/12/2015. Por Maíra Marchi Gomes -Porque se chamava moço Também se chamava estrada Viagem de ventania Nem se lembra se olhou pra trás Ao primeiro passo, aço, aço Aço, aço, aço…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoMaíra Marchi Gomes
Ir ao fórum só de calcinha está fora do contexto?
Empório do Direito, 21/12/2015. Por Alexandre Morais da Rosa e Claudio Melim – Muitos alunos nos perguntam como poderíamos explicar que os textos jurídicos não possuem uma verdade imanente, ou seja…
Ver ConteúdoArtigos Empório do DireitoAlexandre Morais da Rosa
Páginas: 123252627373839