-
Lilian Soares Dias publicou algo
Esse texto faz parte da seção ” lá de fora” da Newsletter semanal que escrevo para a comunidade. Me peguei relembrando o tema na manhã de hoje e por isso resolvi repostar aqui.
Segue:
***
Noam Chomsky , a propaganda e a alfabetização midiática
A sua atenção é um dos ativos mais valiosos da era da informação – ouso dizer que, no ranking totalmente discricionário que estabeleci, está logo abaixo dos seus dados na escala de valor.
Mas como funciona essa batalha pela captura da mente humana? Nesse ponto, vamos alinhar as expectativas. Não estamos falando de lavagem cerebral, dominação mundial através de telepatia, nada disso. Estamos falando de modulação de informações com o intuito de lapidar o exercício da reflexão humana sobre determinado tema ou até mesmo sobre a realidade em si.
Mas por meio de qual ferramenta? Na concepção de Noam Chomsky: da propaganda.
Propaganda, na visão de Chomsky, não é sobre forçar as pessoas a acreditar em coisas específicas. É sobre limitar o alcance do debate aceitável, estabelecendo os limites do que é considerado “pensável” ou “razoável”.
É sobre criar um clima de conformidade onde certas perguntas nunca são feitas, e certas perspectivas nunca são seriamente consideradas.
Após estabelecer os elementos da propaganda (Enquadramento, Omissão, Repetição, Apelos emocionais e o senso de “nós” versus “eles”) Chomsky argumenta que um dos remédios contra esse mal é a alfabetização midiática.
A alfabetização midiática pode parecer algo distante do mundo jurídico, mas os encontros do grupo de estudos conduzidos pela Expert Rita Barchet são um ótimo exemplo de como o conhecimento sobre os mecanismos de propaganda dos veículos de mídia é um grande aliado na atuação dos juristas.
Leia o artigo que compila as concepções de Noam Chomsky sobre a propaganda ( disponível em inglês e português) :
Assista aos encontros do grupo de análise da comunicação em casos penais midiáticos, conduzido pela Expert Rita Barchet (exclusivo para Players) :
Acervo da Expert Rita Barchet – Criminal Player
dani36, Marcia Erias e 3 outros