CAPÍTULO V - DA REMUNERAÇÃO DOS BENEFICIADOS PELA

Art. 310

Reestruturação de Carreiras Federais de 2009 (Lei 11.907/2009) · Art. 310

Redação atual dada pela Lei 15.367/2026.

Histórico de alterações
2014incluído · Lei 12.998/20142016alterado · Lei 13.324/20162025incluído · Lei 15.141/20252026alterado · Lei 15.367/2026

Art. 310. Caberá ao empregado que retornar ao serviço na administração pública federal direta, autárquica e fundacional apresentar comprovação de todas as parcelas remuneratórias a que fazia jus no prazo decadencial de 15 (quinze) dias do retorno, as quais serão atualizadas pelos índices de correção adotados para a atualização dos benefícios do regime geral da previdência social, desde aquela data até a do mês anterior ao do retorno.

§ 1º Na falta da comprovação prevista no caput deste artigo ou na hipótese de comprovação inválida, o Poder Executivo fixará a remuneração dos empregados:

(Redação dada pela Lei nº 15.367, de 2026)

I – pela recomposição da remuneração original do emprego, atualizada pelos índices de correção adotados para a atualização dos benefícios do regime geral da previdência social, desde a data do desligamento até o mês anterior ao retorno, por meio do exame de registros fidedignos referentes ao empregado em poder da administração pública ou constantes da Carteira de Trabalho e Previdência Social do trabalhador, respeitados os limites máximos constantes do Anexo CLXX desta Lei; ou (Incluído pela Lei nº 15.367, de 2026)

II – na ausência dos registros de que trata o inciso I deste parágrafo, pelo posicionamento na tabela constante do Anexo CLXX desta Lei, mediante análise do nível do emprego ocupado e contagem de tempo de serviço no emprego.

(Incluído pela Lei nº 15.367, de 2026)

§ 1º-A. O posicionamento na tabela remuneratória de que trata o Anexo CLXX desta Lei observará a contagem de tempo de serviço no emprego ocupado à época do desligamento, obedecidos os seguintes critérios:

(Incluído pela Lei nº 15.367, de 2026)

I – igual ou inferior a 5 (cinco) anos, na referência A do respectivo nível de emprego;

(Incluído pela Lei nº 15.367, de 2026)

II – superior a 5 (cinco) e igual ou inferior a 10 (dez) anos, na referência B do respectivo nível de emprego;

(Incluído pela Lei nº 15.367, de 2026)

III – superior a 10 (dez) e igual ou inferior a 15 (quinze) anos, na referência C do respectivo nível de emprego; e (Incluído pela Lei nº 15.367, de 2026)

IV – superior a 15 (quinze) anos, na referência D do respectivo nível de emprego.

(Incluído pela Lei nº 15.367, de 2026)

§ 1º-B. No retorno ao serviço público, o empregado poderá optar pela remuneração mais favorável, nos termos deste artigo.

(Incluído pela Lei nº 15.367, de 2026)

§ 2o É vedada a combinação da remuneração fixada nos termos do § 1o deste artigo com as parcelas remuneratórias de que trata o caput deste artigo.

§ 3o Não haverá nenhum pagamento em caráter retroativo.

§ 4o Aos empregados de que trata o art. 309:

(Redação dada pela Lei nº 13.324, de 2016) (Produção de efeito)

I - aplica-se o disposto nos arts. 38, 46, 47, 58, 59, 73 e 74 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; e (Incluído pela Lei nº 13.324, de 2016) (Produção de efeito)

II - são devidos os auxílios transporte e alimentação conforme as normas aplicáveis aos servidores públicos federais.

(Incluído pela Lei nº 13.324, de 2016) (Produção de efeito)

§ 5o A partir da data do retorno, as parcelas remuneratórias de que trata o caput e o

§ 1o deste artigo serão reajustadas nas mesmas datas e índices da revisão geral dos vencimentos dos servidores públicos federais.

§ 6º As parcelas remuneratórias de que trata o caput ficam majoradas em:

(Incluído pela Lei nº 12.998, de 2014)

I - 10,25% (dez inteiros e vinte e cinco centésimos por cento), a partir de 1o de janeiro de 2014;

(Redação dada pela Lei nº 13.324, de 2016) (Produção de efeito)

II - 5% (cinco por cento), a partir 1o de janeiro de 2015;

(Redação dada pela Lei nº 13.324, de 2016) (Produção de efeito)

III - 5,5% (cinco inteiros e cinco décimos por cento), a partir de 1o de agosto de 2016; e (Incluído pela Lei nº 13.324, de 2016) (Produção de efeito)

IV - 5% (cinco por cento), a partir de 1o de janeiro de 2017.

(Incluído pela Lei nº 13.324, de 2016) (Produção de efeito)

V - 9% (nove por cento), a partir de 1º de janeiro de 2025; e (Incluído pela Lei nº 15.141, de 2025)

VI - 5% (cinco por cento), a partir de 1º de abril de 2026.

(Incluído pela Lei nº 15.141, de 2025)

§ 7º O disposto no § 6o não se aplica aos empregados de que trata o § 1º.

(Incluído pela Lei nº 12.998, de 2014) (Produção de efeito)

Outros artigos do mesmo capítulo: CAPÍTULO V - DA REMUNERAÇÃO DOS BENEFICIADOS PELA
Texto oficial · Planalto urn:lex:br:federal:lei:2009-02-02;11907!art310

Conta gratuita da Criminal Player. Sem cartão: a Busca de Decisões com 3 buscas por dia, o Radar de Alucinações, ferramentas de PDF e imagem (Kit PDF, Kit de Fotos e Prints, Comparador de Versões) e coleções para guardar súmulas e temas.

Criar conta gratuita