Súmula 80 do STJ
ICMS · DIREITO TRIBUTÁRIO
A taxa de melhoramento dos portos não se inclui na base de cálculo do ICMS.
12 acórdãos do acervo citam este enunciado. É o que a nossa coleta alcança, não o total do país.
Como este enunciado aparece nas decisões
No acervo, a citação mais antiga é de 1993 e a mais recente de 1994.
As dez decisões mais recentes do acervo que citam o enunciado.
- REsp 7132
TRIBUTARIO. TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS. EXCLUSÃO DA BASE DE CALCULO DO ICM. - APLICAÇÃO DA SUMULA N. 80-STJ. RECURSO PROVIDO.
- REsp 7132
TRIBUTARIO. TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS. EXCLUSÃO DA BASE DE CALCULO DO ICM. - APLICAÇÃO DA SUMULA N. 80-STJ. RECURSO PROVIDO.
- REsp 7132
TRIBUTARIO. TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS. EXCLUSÃO DA BASE DE CALCULO DO ICM. - APLICAÇÃO DA SUMULA N. 80-STJ. RECURSO PROVIDO.
- REsp 34983
DIREITO DE PROPRIEDADE. DANO, PRESCRIÇÃO. ABSTENÇÃO DO USO DE MARCA. - A AÇÃO PARA REPARAÇÃO DO DANO PELO USO INDEVIDO DE MARCA PRESCREVE EM CINCO ANOS; AQUELA QUE VISA A CESSAÇÃO DO SEU USO APLICA-SE O LAPSO PREVISTO NO ART. 177 DO CODIGO CIVIL. - SUMULA 80 DO STJ. - MATÉRIA DE FATO. SUMULA 07 DO STJ. - RECURSO ESPECIAL NÃO CONHECIDO.
- REsp 34983
DIREITO DE PROPRIEDADE. DANO, PRESCRIÇÃO. ABSTENÇÃO DO USO DE MARCA. - A AÇÃO PARA REPARAÇÃO DO DANO PELO USO INDEVIDO DE MARCA PRESCREVE EM CINCO ANOS; AQUELA QUE VISA A CESSAÇÃO DO SEU USO APLICA-SE O LAPSO PREVISTO NO ART. 177 DO CODIGO CIVIL. - SUMULA 80 DO STJ. - MATÉRIA DE FATO. SUMULA 07 DO STJ. - RECURSO ESPECIAL NÃO CONHECIDO.
- REsp 5157
TRIBUTARIO - ICM - TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS (TMP) - SUMULA N. 80 STJ. A TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS NÃO SE INCLUI NA BASE DE CALCULO DO ICM.
- REsp 5157
TRIBUTARIO - ICM - TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS (TMP) - SUMULA N. 80 STJ. A TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS NÃO SE INCLUI NA BASE DE CALCULO DO ICM.
- REsp 5157
TRIBUTARIO - ICM - TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS (TMP) - SUMULA N. 80 STJ. A TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS NÃO SE INCLUI NA BASE DE CALCULO DO ICM.
- EREsp 5160
EMBARGOS DE DIVERGENCIA - RECURSO ESPECIAL - ICM - BASE DE CALCULO - TMP - NÃO INCLUSÃO - SUMULA N. 80 STJ. A TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS NÃO SE INCLUI NA BASE DE CALCULO DO ICM.
- REsp 11765
TRIBUTARIO. ICM. ISENÇÃO. CREDITO. CORREÇÃO MONETARIA. AÇÃO DECLARATORIA. TMP. BASE DE CALCULO DO ICM. SUMULA 80/STJ. I - HAVENDO ISENÇÃO NA IMPORTAÇÃO DE MATERIA-PRIMA, CABE O CREDITO D RESPECTIVO VALOR DA FASE DE SAIDA DO PRODUTO INDUSTRIALIZADO, COM ATUALIZAÇÃO MONETARIA. PRECEDENTES. II - "A TAXA DE MELHORAMENTO DOS PORTOS NÃO SE INCLUI NA BASE DE CALCULO DO ICM." SUMULA N. 80/STJ.
Enunciado e situação conforme a fonte oficial do STJ, conferidos em 16/09/2026. Confirme na fonte antes de citar em peça.