Novidade Nova Legislação: texto oficial + decisões do STJ por artigo. Abrir a Legislação
Beta Em refinamento. Conheça o programa
Dica do time CP Remontamos as Trilhas de estudo e a curadoria de notícias agora tem ritmo diário. Ver o que mudou em Conteúdos
Dica do time CP A Agenda tem encontros toda semana e os perfis de experts e players estão mais completos. Conhecer a comunidade
Dica do time CP Reorganizamos a Minha Área e a Central de Ajuda para achar tudo em menos cliques. Ver sua área renovada
Dica do time CP A imersão de maio esgotou. A próxima é Execução Penal, em Brasília, com Lote 1 em vendas. Ver a imersão de junho

Artigos Empório do Direito – Drogas: por que não legalizar?

Início/Conteúdos/Artigos/Empório do Direito
ARTIGO

Drogas: por que não legalizar?

O artigo aborda a necessidade de avançar o debate sobre a legalização das drogas, propondo não apenas a descriminalização, mas a regulamentação e controle pelo Estado para minimizar a violência e o tráfico. O autor, Rômulo de Andrade Moreira, argumenta que a legalização pode diminuir a marginalização dos usuários, permitindo acesso a produtos mais seguros e informação adequada sobre os riscos, além de gerar recursos financeiros para o Estado ao invés de apoiar o crime organizado. A reflexão f...

Rômulo Moreira
19 jan. 2016 15 acessos
Drogas: por que não legalizar?

Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Faça login se você já é assinante, ou conheça os planos disponíveis.
Fazer loginVer planos

Publicado no Empório do Direito
Resumo do artigo

O artigo aborda questões relevantes sobre a discussão da legalização das drogas, apresentando argumentos que vão além da simples descriminalização.

Rômulo de Andrade Moreira inicia destacando a necessidade de uma regulamentação estatal sobre a produção e o comércio de drogas, que poderá reduzir o mercado ilegal e os crimes conexos, além de oferecer produtos mais seguros e a preços justos para os consumidores. O autor critica a falta de informação adequada sobre os efeitos das drogas na sociedade atual, evidenciando que a educação e informações científicas são fundamentais para combater mitos e tabus. Ele também argumenta que o proibicionismo leva à marginalização dos usuários, dificultando o acesso aos serviços de saúde e aumentando a proliferação de doenças, especialmente entre os usuários de drogas injetáveis.

Moreira levanta a questão de quem realmente se beneficia da proibição das drogas, sugerindo que interesses políticos e econômicos perpetuam essa política falida. O artigo conclui que a atual abordagem criminal não tem gerado efeitos positivos e questiona a validade da proibição, propondo uma reflexão sobre alternativas mais humanas e eficazes no enfrentamento da questão das drogas, enfatizando a necessidade de envolver diversos atores sociais nesta discussão.

Resumo editorial produzido pela equipe da Criminal Player. O texto integral é de autoria dos experts e está publicado no Empório do Direito.

Tópicos do artigo

Principais pontos desenvolvidos no texto original

Principais tópicos abordados no artigo "Drogas: por que não legalizar?" por Rômulo de Andrade Moreira.

  • Descriminalização vs. Legalização: O autor discute a diferença entre descriminalizar o porte de drogas e a necessidade de legalizar totalmente a produção e o comércio de drogas.
  • Eliminação do mercado ilegal: A regulamentação permitiria ao Estado controlar e fiscalizar o mercado, reduzindo o poder do tráfico e a violência associada.
  • Redução de crimes conexos: A legalização poderia diminuir os crimes associados ao consumo de drogas, uma vez que os usuários não precisariam recorrer a atividades ilegais para sustentar seus vícios.
  • Informação e educação: A importância de uma abordagem informativa e educativa em relação ao uso de drogas, ao invés do moralismo, para prevenir problemas relacionados ao consumo.
  • Marginalização do usuário: A proibição resulta em estigmatização, dificultando o acesso à saúde e contribuindo para a proliferação de doenças, especialmente entre usuários de drogas injetáveis.
  • Interesse por trás da proibição: A análise de como a política de proibição pode beneficiar certos países e a criminalização da pobreza associada ao tráfico de drogas.
  • Direitos individuais: A defesa de que a escolha de consumir drogas é uma questão de liberdade individual, desde que não prejudique terceiros.
  • História e impacto da proibição: O autor faz uma comparação da atual política de drogas com o período da Lei Seca nos EUA, e os efeitos negativos que isso trouxe.
  • Alternativas à política atual: Um convite à reflexão sobre a eficácia da proibição e a busca por uma abordagem mais racional, humana e eficaz em relação ao uso de drogas.
Leia o artigo completo no Empório do DireitoTexto integral no site da publicação
Acessar artigo

Sobre os experts

Professores e especialistas que conduziram este conteúdo

Avatar de Romulo Moreira
Rômulo MoreiraProcurador de Justiça do Ministério Público da Bahia. Professor de Processo Penal da Universidade Salvador - UNIFACS. Pós-graduado em Processo Penal pela Universidade de Salamanca.

Explore

Indicações relacionadas a este conteúdo

Precisa de ajuda?
Fale com nossa equipe pelo WhatsApp para dúvidas sobre este conteúdo.

Não perca este conteúdo

Assine a Criminal Player e tenha acesso imediato a esta aula, mais de 4.900 conteúdos, ferramentas de IA e a maior comunidade de advocacia criminal do Brasil.

Ver planos