Voltar para Conteúdo

Artigos Empório do Direito

0% Visualizado
0/0 Itens
  1. 2021 a 2024

    2024
    11 Itens
  2. 2023
    18 Itens
  3. 2022
    22 Itens
  4. 2021
    73 Itens
  5. 2011 a 2020
    2020
    55 Itens
  6. 2019
    50 Itens
  7. 2018
    107 Itens
  8. 2017
    172 Itens
  9. 2016
    124 Itens
  10. 2015
    327 Itens
Diretório 10, Item 240
Em andamento

Em preto e branco: a recente resolução de cotas do CNJ

Diretório Visualizado
0% Visualizado

Empório do Direito, 10/06/2015. Por Rosivaldo Toscano Jr. – Ontem, o Conselho Nacional de Justiça – CNJ – aprovou uma Resolução determinando que no mínimo 20% das vagas em concursos públicos para a juízes e servidores sejam ocupadas por pretos e pardos (aqui). Primeiramente, achamos melhor traçar o panorama atual para, depois, buscarmos as razões dessa desigualdade e, tão somente, concluirmos com o aprofundamento do nosso entendimento sobre a questão. Vamos limitar a abordagem aos afrodescendentes, sob pena de escrevermos um texto inadequado para a postagem de uma coluna. Mas adiantamos que, em relação aos índios, não há muitas diferenças históricas quanto à condição de seres humanos explorados e oprimidos. Embora a Resolução fale em negro como gênero das etnias preta e parda – que engloba os caboclos (com ascendência de branco com índio), os cafuzos (com ascendência de negros e indígenas) e os mulatos (os que descendem de brancos com negros), dentro de um critério de isonomia, enquanto minoria étnica i…

Acesse abaixo ou diretamente em:
https://emporiododireito.com.br/leitura/em-preto-e-branco-a-recente-resolucao-de-cotas-do-cnj

Avaliação / Indicação
Notas de 1 a 5 e indicações dos players
Sem avaliações ainda… Sem indicações ainda…
Avalie!12345
Avaliação enviada com sucesso!
Você pode compartilhar em suas atualizações a indicação desse artigo.
Indique esse artigo para a comunidade!
Indicação enviada com sucesso!

Conteúdo relacionado

Doutor em Direito (UFPB) e MBA em Poder Judiciário (FGV-Rio). Professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM (Brasília, DF). Juiz há 23 anos, atualmente é Titular do 3º Juizado de Violência Doméstica de Natal. Au…
O CÉREBRO QUE JULGA: neurociências para juristas eBook Kindle – Esse livro é fundamental para você que deseja defender melhor os interesses que patrocina (advogado ou MP) ou proferir decisões mais íntegras e justas. Você conhecerá as questões mais importantes p…
O cérebro que julga: neurociência para juristas – outubro 2022 – Se você é advogado, membro do Ministério Público, juiz ou estudante de direito, já deve ter refletido sobre como se dá o processo cognitivo de tomada de decisão judicial. Como as peculiaridades do …
A Guerra ao Crime e os Crimes da Guerra: Direitos Humanos e Sistema de Justiça Criminal Periféricos eBook Kindle – Como funciona o Sistema de Justiça Criminal na periferia latino-americana e, em especial, no Brasil? Como pensar os Direitos Humanos para além do paradigma tradicional? Através de um apurado estudo…
#113 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SALTO DIGITAL COM ROSIVALDO TOSCANO JR. – Podcast Criminal Player, 07/05/2020. Nesse episódio Rosivaldo Toscano Jr e Alexandre Morais da Rosa falam sobre violência doméstica e salto digital.
Presunção de inocência é princípio sem regra? – Empório do Direito, 03/04/2018. Na próxima quarta-feira, a Corte Constitucional voltará a enfrentar a questão do cumprimento da pena criminal sem o trânsito em julgado da sentença ou acórdão penal …
A intervenção enquanto instrumento de propaganda – Empório do Direito, 15/03/2018. A criação de um inimigo é uma estratégia muito antiga, mas também bastante útil para os poderosos. E não se trata apenas de criar um inimigo, mas de exaltá-lo, de tr…
A atribuição inautêntica de sentidos e o estado de exceção permanente na ordem jurídica – por Rosivaldo Toscano Jr – Empório do Direito, 05/10/2017. Demos início a uma série (aqui) muito importante para compreendermos o papel que o Judiciário vem exercendo na vida social, buscando descobrir onde reside a legitimi…
A violência do consumismo – por por Rosivaldo Toscano Jr – Empório do Direito, 14/09/2017. Por Rosivaldo Toscano Jr. – 14/09/2017 A inversão/perversão consumista é assim: No lugar da necessidade real, O vazio ilusório e insaciável do desejo. Vive-se pelo t…
Vídeo-sentença e artigo sobre flagrante e busca e apreensão nas periferias, e a recente decisão do STF no HC 138.565 – por Rosivaldo Toscano Jr – Empório do Direito, 26/04/2017. Em recente decisão, o Supremo Tribunal Federal anulou um auto de prisão em flagrante em razão do ingresso em domicílio ter ocorrido sem justa causa, embora que dessa…
Hermenêutica em tempos de finados: a construção de princípios ad-hoc e de conceitos assertóricos – por Rosivaldo Toscano Jr – Empório do Direito, 02/11/2016. Demos início a uma série (aqui) muito importante para compreendermos o papel que o Judiciário vem exercendo na vida social, buscando descobrir onde reside a legitimi…