Voltar para Conteúdo

Artigos Empório do Direito

0% Visualizado
0/0 Itens
  1. 2021 a 2024

    2024
    11 Itens
  2. 2023
    18 Itens
  3. 2022
    22 Itens
  4. 2021
    73 Itens
  5. 2011 a 2020
    2020
    55 Itens
  6. 2019
    50 Itens
  7. 2018
    107 Itens
  8. 2017
    172 Itens
  9. 2016
    124 Itens
  10. 2015
    327 Itens
Diretório 8, Item 52
Em andamento

A violência do consumismo – por por Rosivaldo Toscano Jr

Diretório Visualizado
0% Visualizado

Empório do Direito, 14/09/2017. Por Rosivaldo Toscano Jr. – 14/09/2017 A inversão/perversão consumista é assim: No lugar da necessidade real, O vazio ilusório e insaciável do desejo. Vive-se pelo ter? Morre-se pelo ter. Mata-se pelo ter. Quando temos algo pelo consumismo, Sempre estamos matando algo. Ou alguém. Matar para consumir o desnecessário E preencher o vazio de um sem-sentido. Sem sentir… É o buraco-negro. Livres para consumir? Escravos do consumismo. Muito se tem falado do aumento dos crimes contra o patrimônio, em especial, roubos e furtos. Dá-se a isso o nome de violência. Considero a violência algo muito mais amplo e já escrevi sobre isso (aqui). Mas quero, neste escrito, fazer uma reflexão sobre o papel do consumismo nesse cenário. E será que somos só vítimas ou, incluo-me, também agentes propagadores de uma cultura paradoxal, contraditória, de um modo de existência baseado no egoísmo, individualismo e desconsideração do outro? Retroalimentamos ou não um ciclo de violência? O consumismo faz uma mági…

Acesse abaixo ou diretamente em:
https://emporiododireito.com.br/leitura/a-violencia-do-consumismo-por-por-rosivaldo-toscano-jr

Avaliação / Indicação
Notas de 1 a 5 e indicações dos players
Sem avaliações ainda… Sem indicações ainda…
Avalie!12345
Avaliação enviada com sucesso!
Você pode compartilhar em suas atualizações a indicação desse artigo.
Indique esse artigo para a comunidade!
Indicação enviada com sucesso!

Conteúdo relacionado

Doutor em Direito (UFPB) e MBA em Poder Judiciário (FGV-Rio). Professor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM (Brasília, DF). Juiz há 23 anos, atualmente é Titular do 3º Juizado de Violência Doméstica de Natal. Au…
O CÉREBRO QUE JULGA: neurociências para juristas eBook Kindle – Esse livro é fundamental para você que deseja defender melhor os interesses que patrocina (advogado ou MP) ou proferir decisões mais íntegras e justas. Você conhecerá as questões mais importantes p…
O cérebro que julga: neurociência para juristas – outubro 2022 – Se você é advogado, membro do Ministério Público, juiz ou estudante de direito, já deve ter refletido sobre como se dá o processo cognitivo de tomada de decisão judicial. Como as peculiaridades do …
A Guerra ao Crime e os Crimes da Guerra: Direitos Humanos e Sistema de Justiça Criminal Periféricos eBook Kindle – Como funciona o Sistema de Justiça Criminal na periferia latino-americana e, em especial, no Brasil? Como pensar os Direitos Humanos para além do paradigma tradicional? Através de um apurado estudo…
#113 VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E SALTO DIGITAL COM ROSIVALDO TOSCANO JR. – Podcast Criminal Player, 07/05/2020. Nesse episódio Rosivaldo Toscano Jr e Alexandre Morais da Rosa falam sobre violência doméstica e salto digital.
Presunção de inocência é princípio sem regra? – Empório do Direito, 03/04/2018. Na próxima quarta-feira, a Corte Constitucional voltará a enfrentar a questão do cumprimento da pena criminal sem o trânsito em julgado da sentença ou acórdão penal …
A intervenção enquanto instrumento de propaganda – Empório do Direito, 15/03/2018. A criação de um inimigo é uma estratégia muito antiga, mas também bastante útil para os poderosos. E não se trata apenas de criar um inimigo, mas de exaltá-lo, de tr…
A atribuição inautêntica de sentidos e o estado de exceção permanente na ordem jurídica – por Rosivaldo Toscano Jr – Empório do Direito, 05/10/2017. Demos início a uma série (aqui) muito importante para compreendermos o papel que o Judiciário vem exercendo na vida social, buscando descobrir onde reside a legitimi…
Vídeo-sentença e artigo sobre flagrante e busca e apreensão nas periferias, e a recente decisão do STF no HC 138.565 – por Rosivaldo Toscano Jr – Empório do Direito, 26/04/2017. Em recente decisão, o Supremo Tribunal Federal anulou um auto de prisão em flagrante em razão do ingresso em domicílio ter ocorrido sem justa causa, embora que dessa…
Hermenêutica em tempos de finados: a construção de princípios ad-hoc e de conceitos assertóricos – por Rosivaldo Toscano Jr – Empório do Direito, 02/11/2016. Demos início a uma série (aqui) muito importante para compreendermos o papel que o Judiciário vem exercendo na vida social, buscando descobrir onde reside a legitimi…