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Diretório 18, Item 57
Em andamento

Da injustiça à democracia : Ensaio para uma Justiça de Libertação VOLUME 19 Capa comum 1 janeiro 2019

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Informações
Márcio Soares Berclaz (Autor)
Editora: D Plácido
Publicação: 01 janeiro 2019
1ª edição, Capa Comum, 722 páginas
Idioma: Português
ISBN-10: 658044438X
ISBN-13: 978-6580444380
A América Latina, “de veias ainda abertas” (para lembrar do saudoso Eduardo Galeano), infelizmente ainda é um território de marcantes injustiças propiciadas pelo capitalismo dependente que cotidianamente teima em negar a vida para afirmar o inescrupuloso “mercado”. Não são poucas as causas (terra, guerra às drogas, injustiça de transição, corrupção do político e questões de raça, gênero e etnia, dentre outras) que fazem com que a justiça seja uma constrangedora ausência neste pedaço superexplorado do sul do mundo do qual a América Latina faz parte com toda a “exterioridade” de suas vítimas. Se a justiça não se afirma e, ao contrário, caracteriza-se pela injustiça como sua peremptória e dura negação, a esperança e a indignação de quem não aceita passivamente esta realidade precisa apostar fichas, ideais e sonhos desde algum lugar factível e existente que, a despeito dos seus limites, permita agir aqui e “agora”, inclusive para a “alargar o presente” (Boaventura de Sousa Santos). Transformar a realidade do mundo para afirmar o paradigma filosófico da vida concreta e dos direitos humanos não mais nos marcos da temporais modernidade ou pós-modernidade, mas na transmodernidade, não mais com a filosofia de centro mas com a filosofia construída desde a periferia (o pensamento descolonial e a filosofia da libertação, portanto), precisa ser um paradigma ético, político e também jurídico. Nesse contexto, acredita-se que a compreensão crítica e autêntica da democracia em perspectiva crítico-descolonial (para além da representação, com aposta na participação, na deliberação e sobretudo na radicalidade) pode ser um desses caminhos e alternativas, inclusive para repensar o lugar do próprio “direito”. Sabendo-se que não se faz filosofia crítica sem transição permanente do abstrato ao concreto e do simples ao complexo, parte-se de muitos lugares, em especial do potente pensamento de Enrique Dussel e da paradigmática e singular experiência zapatista mexicana como mediações que inspi
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