• Claude AI: 3 motivos para testar concorrente do ChatGPT

      Claude AI é uma assistente de IA que promete surpreender os usuários com sua capacidade de raciocínio, de codificação e recursos exclusivos; confira motivos para testar.

      Um dos maiores desafios ao usar uma plataforma de IA generativa é saber usar os comandos corretos para obter o resultado desejado. Para usuários intermediários, que usam essas ferramentas casualmente, é preciso escrever comandos mais longos ou dar instruções adicionais para conseguir refinar a resposta do chatbot até chegar ao resultado esperado. Em alguns casos, é necessário estudar técnicas de engenharia de prompt para o chatbot responder ao comando corretamente, como pedir para a IA interpretar um personagem.

      O Claude, no entanto, parece compreender melhor os comandos, mesmo que sejam mais simples, entregando respostas satisfatórias com menos esforço. O software também se destaca na escrita criativa, conseguindo simular melhor a criatividade humana, incluindo suas “imperfeições”. Ele tende a evitar a repetição de alguns padrões que fazem o texto parecer mais com algo escrito por uma máquina. Já o ChatGPT, muitas vezes, repete os mesmos termos e acaba caindo em alguns clichês.

      Um dos principais usos de ferramentas com IA generativa é para criar e corrigir códigos de programação. Além de ser muito eficiente neste quesito, o Claude se destaca por permitir que o usuário interaja com o programa criado na própria plataforma, graças ao recurso Artifacts. Ao pedir para o chatbot criar um Jogo da Velha em Java, a plataforma abre uma nova caixa no canto direito da tela mostrando o jogo, sendo possível testá-lo.

      Ao fazer a mesma solicitação para o ChatGPT, o chatbot apresentaria apenas uma caixa com o código solicitado, sendo necessário usar uma plataforma especializada para testá-lo. Com o Artifacts, é possível testar o programa criado e, se necessário, solicitar os ajustes sem sair do Claude. A ferramenta permite, ainda, que o usuário navegue entre a janela com o código e a prévia, dando uma experiência mais completa e eficiente.

      Suporte à pré-visualização de documentos

      Os chatbots também são muito usados para a criação de textos, incluindo documentos de trabalho, traduções ou resumos de reuniões. No ChatGPT, esses textos são gerados na tela principal, no meio da conversa. Assim, para exportar o documento é necessário copiar a resposta e colar em um editor de textos ou compartilhar toda a conversa. Também é possível pedir para o ChatGPT fornecer um link para download do texto em formato DOC, sendo preciso baixar o arquivo e abri-lo em outro programa para ser possível visualizá-lo.

      O Claude, por sua vez, cria o documento com o recurso Artifacts, abrindo uma nova caixa de visualização no canto direito da tela. Enquanto o texto é gerado, é possível ver como o arquivo ficará. Ao solicitar alterações para o Claude, o usuário consegue vê-las sendo aplicadas em tempo real ao documento, dando maior controle sobre o resultado do projeto. A plataforma também oferece a opção de publicar o conteúdo ou baixá-lo para o dispositivo, sem que seja preciso solicitar o download.

      Fonte:https://www.techtudo.com.br/google/amp/listas/2024/09/claude-ai-3-motivos-para-testar-concorrente-do-chatgpt-edsoftwares.ghtml