• Em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, a reputação tornou-se um ativo valioso para indivíduos e organizações. No entanto, a capacidade do direito de identificar, gerenciar e mitigar riscos atinentes à reputação enfrenta desafios significativos, decorrentes da natureza multifacetada e dinâmica das interações sociais e econômicas contemporâneas.

      Assim, o grupo de pesquisa “Ignotus: direito e reputação” surgiu como uma iniciativa dedicada a investigar a complexa relação entre direito e reputação, com enfoque especial na gestão de riscos reputacionais dentro dos programas de compliance.

      A reputação, enquanto um conceito subjetivo e intangível, é suscetível a ataques rápidos e propagáveis, especialmente nas redes sociais, podendo resultar em danos significativos, tanto em termos econômicos, quanto emocionais, exigindo respostas jurídicas mais técnicas e dinâmicas.

      Nesse contexto, o Ignotus busca promover a pesquisa interdisciplinar que integre estudos de direito, economia, comunicação, psicologia e inovações tecnológicas, com vista ao tratamento eficaz e científico do risco reputacional na estruturação de um programa de compliance, instrumento mais completo à disposição, atualmente, das instituições que desejam evitar riscos jurídicos, financeiros e reputacionais.

      À medida que riscos reputacionais se entrelaçam com o criminal compliance e o estudo dos crimes contra a honra, fica o convite a todos os Players para se unirem a nós!

      Sob coordenação do Dr. Alfredo Copetti Neto, pós-Doutor em Direito e coordenador do primeiro Mestrado em Compliance do país, o grupo de pesquisa em breve publicará edital para ingresso de novos membros, com possibilidade de participação dos encontros por videoconferência.

      Instagram: @direitoereputacao

      E-mail para contato: [email protected]

      Marcio Souza De Almeida
      0 Comentários