• A importância do visual law no cotidiano.

      O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) anunciou a implementação de elementos gráficos em suas decisões de Recursos de Revista para facilitar a comunicação dos atos judiciais.

      TRT-6 Adota Visual Law para Melhorar a Comunicação Jurídica

      Acompanhando a atual tendência de ampliação da utilização das novas ferramentas audiovisuais no Poder Judiciário, o TRT-6 está aplicando o Visual Law, também conhecido como Legal Design, em suas decisões.

      A iniciativa visa tornar a comunicação jurídica mais acessível e compreensível para os cidadãos, promovendo acessibilidade e transparência processual.

      Essa prática já é conhecida no TRT-6 desde 2021, quando foi desenvolvida em um projeto piloto pelo desembargador Sergio Torres, em parceria com a professora Paloma Mendes Saldanha e o doutorando Paulo Roberto Gonçalves Cerqueira

      Principais Destaques: 👇

      • Resumo Gráfico: Decisões tradicionais agora incluem resumos em forma de esquemas gráficos.

      • Elementos Visuais: Utilização de infográficos, fluxogramas, vídeos, storyboards, bullet points e ícones para destacar os pontos mais relevantes.

      • Facilidade de Compreensão: A comunicação dos atos judiciais é simplificada, permitindo uma rápida visualização do que foi ou não acolhido no recurso.

      Igor Henrique Santiago Pires, Marco Aurélio Vicente Vieira e 2 outros
      2 Comentários
      • Boa contribuição…

        Concordo que o “Visual Legal” já seja uma tendência, mas creio que tal mudança estética deva ser introduzida com parcimônia e sem exageros visuais. Atuamos em um meio permeado por atores ainda retrógados. Particularmente já estou implementando tais mudanças, mas de forma cautelosa.